Fazer a separação de lixo corretamente é essencial para o transporte e disposição adequada dos resíduos. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico gerado no condomínio podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matérias-primas, água e espaço de aterros e lixões, além de gerar renda.
É preciso fazer a separação e a higienização para que, dependendo do tipo de resíduo, seja feita a destinação para reciclagem ou aterramento. Medicamentos, lâmpadas, pilhas e baterias, por exemplo, são considerados perigosos e exigem cuidado especial.
As principais consequências dos maus hábitos na hora do descarte correto do lixo são atritos entre vizinhos, clima desagradável no condomínio, mau cheiro e aparência de sujeira. Além disso, há a geração de multas aos próprios condôminos ou ao síndico. Afinal de contas, ele responde civil e criminalmente pelo condomínio. De modo geral, os condomínios podem responder criminalmente se um resíduo lançado por um morador cair sobre uma pessoa ou um carro na rua, por exemplo.
Todos os condôminos devem, em primeiro lugar, observar os locais corretos de depósito de lixo. Depois, o tipo de embalagem a ser usada no acondicionamento do lixo e, ainda, realizar a separação dos resíduos a serem reciclados que também deverão ser acondicionados em embalagem apropriada para o descarte.
Pense nos trabalhadores da coleta e transporte do lixo
Poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado ou acondicionar corretamente seus resíduos fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.
É dever de cada condômino orientar seus funcionários e ou colaboradores quanto ao descarte correto do lixo.
Todos devem se unir em prol da estruturação do descarte do lixo no condomínio.
A destinação correta do lixo em condomínios é fundamental para manter um ambiente agradável e saudável aos moradores e contribuir com a preservação do meio ambiente.
0 comentário